Sessão Solene realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, em alusão ao Dia do Voluntário Social, reconhece o trabalho de pessoas e entidades que atuam pelo próximo
A Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou, nesta quinta-feira (30/6), voluntários sociais do DF e Região Metropolitana. Foi realizada, por iniciativa do deputado Claudio Abrantes, sessão solene em alusão ao Dia do Voluntário Social, 7 de julho, e em reconhecimento ao trabalho de pessoas e entidades que, de alguma forma, contribuem pelo bem-estar de terceiros.
“O trabalho dos voluntários sociais sempre foi de fundamental importância para o atingimento de um mundo melhor, e devemos sempre reconhecer os esforços de quem tanto faz pelo próximo”, disse Claudio Abrantes.
Cerca de 600 voluntários sociais foram homenageados. Desses, por conta da manutenção dos cuidados com a saúde, 200 estavam presentes ao Plenário da Câmara. Os demais receberam seus certificados de forma virtual.
“Ninguém faz o voluntariado esperando reconhecimento, que pode ocorrer de formas diferentes e às vezes bem simples. Mas que sempre trazem um momento de alento a quem recebe”, disse Claudio Abrantes.
Estiveram presentes à mesa a coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro), Adna Santos, a Mãe Baiana, e a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, Lidiane Matos Pires.
“O voluntariado é uma missão, e muitas vezes o voluntário nem percebe que fez uma ação. Daí a importância dessa homenagem. Que cada um continue fazendo sua ação, porque isso faz parte do bem, de Deus”, discursou Mãe Baiana.
“A rede do voluntariado é de fundamental para a sociedade, e felizmente conta com pessoas que não desistem, não param. O trabalho de vocês, inclusive, é o que me move a trabalhar no voluntariado”, declarou Lidiane Pires.
Convidado a dar seu depoimento, o voluntário Rogério Barba agradeceu a Claudio Abrantes pelo seu trabalho em benefício das pessoas em situação de rua.
A empresária Juliana Jacinto homenageou diversos presentes e destacou o caráter aglutinador do voluntariado. A coordenadora da Cufa Planaltina Juliana Silva falou do trabalho da instituição e parabenizou os demais voluntários.
O Pastor Robson Valadares, da Comunidade Entre as Nações, lembrou que o voluntariado está relacionado à generosidade, e falou da importância do ato na prevenção aos vícios e ao crime. A musicista Ana Carolina Steinkopf, que trabalha com crianças autistas, falou de sua experiência junto a esse público, e se declarou gratificada pela atuação.
“É importante ainda lembrar que ao longo da pandemia, mais do que nunca, esse trabalho foi fundamental para inúmeras famílias, para que vidas fossem preservadas, dignidade fosse mantida”, finalizou Claudio Abrantes.
Deixe um comentário