Notícias

Polícia Civil e Câmara Legislativa comemoram Dia do Perito Criminal

Sessão solene nesta segunda foi realizada na sede da PCDF

 

Todo dia 4 de dezembro, o Brasil comemora o Dia do Perito Criminal. Essenciais para garantir as provas técnicas no trabalho policial, os peritos do DF foram homenageados nesta segunda-feira (4) pela Câmara Legislativa.

 

Proposta pelos deputados Cláudio Abrantes e Wellington Luiz, que são policiais civis aposentados, a sessão solene também cobrou a nomeação dos aprovados no último concurso.

 

Os peritos exercem um importante papel na apuração de crimes, reforçando, junto a outros profissionais, a multidisciplinaridade da investigação policial – principal razão da existência da Polícia Civil no país.

 

“Eu me sinto muito feliz de propor e presidir a sessão que homenageia esses profissionais, não só pela importância que têm, mas também porque boa parte da minha carreira na PCDF foi no Instituto de Criminalística”, disse Abrantes.

 

Situação difícil

 

Este é o terceiro ano em que os discursos são de lamento e tristeza pelo descaso do Governo do Distrito Federal.

 

A Polícia Civil luta pela paridade salarial com a Polícia Federal. Além disso, enfrenta um momento de sobreposição de funções de outras categorias e órgãos.

 

Homenagem

 

Além de entregar moções de louvor a peritos que fazem história todos os dias no DF, a sessão solene também tratou sobre a entrega do novo prédio do Instituto de Criminalística.

 

A data foi estabelecida em homenagem ao dia de nascimento do patrono da Perícia Criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que morreu tragicamente em 1976 ao cair de um penhasco durante a realização de uma perícia para a investigação de duas mortes em Minas Gerais.