Seleção para o curso de pedagogia será a partir das notas do Enem, em agosto
A Universidade Pública do Distrito Federal já é uma realidade e seu primeiro curso será o de pedagogia. As aulas já devem começar em 5 de setembro, para 180 alunos, em três cidades: Ceilândia, Gama e Planaltina. A seleção será a partir de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), em agosto.
A homologação da Escola Superior de Magistério (ESM) foi publicada no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (27) e, com isso, a instituição se torna a primeira da Universidade Distrital. Ela será mantida pela Fundação Universidade Aberta de Brasília (Funab), que está em processo final de seleção dos professores.
“Essa é uma vitória de todos os brasilienses. Um sonho que está na nossa Lei Orgânica e que, enfim, sai do papel. Temos muito o que comemorar. Esse é só o primeiro curso de muitos, tenho certeza”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública do DF, deputado Claudio Abrantes (Rede).
A ESM funcionará em três escolas públicas, em horário inverso ao das aulas normais curriculares da rede pública. Receberão 60 alunos cada o Centro de Ensino Médio 2 da Ceilândia, a Escola Classe 22 do Gama e o Centro de Ensino Fundamental 2 de Planaltina.
Professores
O grande diferencial do curso será o ensino totalmente voltado para a prática e realidade das escolas do DF. Serão selecionados 18 professores tutores – que farão o ensino do conhecimento nas salas de aula da ESM – e cerca de 40 professores preceptores – aqueles que recepcionarão os universitários no campo prático de trabalho, as escolas públicas do DF.
O sistema é parecido com o da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), na qual a Funab se inspirou para a criação da Universidade Pública do DF.
Às duas devem se unir, em breve, a escolas superiores de Gestão Pública, de Segurança e de Música. Elas serão criadas a partir de parcerias com a Escola de Governo (Egov), a Academia de Polícia Civil do DF e a Escola de Música do DF, respectivamente.
Seleção
A seleção dos alunos pelo Enem vai simplificar e dar mais transparência ao processo inicial de criação da ESM. Serão aplicados filtros às notas dos inscritos – 40% das vagas serão destinadas a estudantes da rede pública do DF, 10% para alunos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF) e também haverá uma cota racial (em estudo).
As inscrições serão abertas em agosto.
18 Comentários
Parabéns Brasília por mais essa conquista.
Bom dia!!! Amei a idéia, sou formada em Administração de Empresa e quero muito cursar pedagogia o próximo semestre, mas não fiz o Enem. Como faço para ingressar nessa primeira turma ficaria muito feliz conseguir participar desse novo projeto.
Visto que sou filha do DF .
Assim sendo, deixo meu -email para um contato pois quero saber como entrar no site dessa nova Universidade. tatiarruda2010@gmail.com
Tatiana, este primeiro semestre a entrada será só pelo Enem. Mas ainda no segundo semestre haverá uma nova seleção para 2017. Fique de olho e faça o Enem. A Funab está estudando a possibilidade de pessoas com graduação fazerem uma seleção também.
Que noticia maravilhosa, espero conseguir ingressar nessa instituição, faço o Enen e tento uma vaga .
Posso entrar no curso de pedagogia e depois mudar de curso? Penso em fazer na área de segurança.. Parabéns por essa conquista,
Josineire, como será criado inicialmente o curso de Pedagogia, acho que não será possível a mudança depois. Mas logo o curso de segurança deve ser lançado.
ola.. estou indo para o 5 semestre de pedagogia, nesse seria impossivel aproveitar materias tendo em vista que esse seria o primeiro semestre do curso?
esse curso tb tera 4 anos de duracao?
Terá quatro anos sim, Nawaly.
Cursar pedagogia é meu sonho ,mas não faço Enem, como faço para me inscrever?
Esta primeira seleção será só por meio do Enem, Iane. Mas nos próximos anos talvez tenha uma nova seleção. Faça o Enem deste ano. Vai te ajudar.
Parabéns!! Ajudará muitas pessoas a realizar o sonho de fazer Pedagogia!!
Claudio quero muito uma bolsa de estudo em outro curso, vc poderia me ajudar a conseguir esta bolsa? So te peço uma oportunidade de realizar esse sonho!
Poxa meu sonho fazer pedagogia, mas essa noticia foi dada muito tarde, pois as inscrições do Enem já se encerraram! Acredito que seria uma proposta validade se houvesse outras formas de ingresso, como vestibular !
Haverá outras formas, Ana Regina. Só não haverá neste início.
Boa tarde, como será a seleção para área de segurança? Quem realmente pode se ingressar nesse curso?
Tem anos que eu faço o Enem, e acredito que vou conseguir fazer um curso superior.Meu email
Josiglobato@gmail.com
Att. Josineire
Josineire, o curso de segurança está sendo criado ainda. Assim que ele estiver pronto e for criado nós avisamos, porque só nesse momento teremos todas as informações sobre quem pode ingressar, período, duração.
Adoraria ter essa chance, seria um sonho realizado, mas não fiz Enem, será que se sobrar vagas terá outro tipo de seleção pra terminar de completar turma?
Tatiane, inicialmente será só o Enem. Mas a secretaria de educação já está estudando novas seleções para os próximos anos.
Parabéns deputado.Iniciativa exemplar! Como será o processo de seleção dos docentes? Possuo grande experiencia em formação de professores, tenho interesse em participar da seleção de docentes.Aguardo resposta. Att.
Rosangela, foi feito um processo interno dentro da própria secretaria de Educação e no futuro será feito um concurso para o quadro de professores.
Avisaremos quando for lançado.