Bloco de rua foi eleito o melhor do Carnaval de 2016 por internautas
O Galinho de Brasília comemora 25 anos de história no Carnaval da capital federal. Em homenagem às bodas de prata, a Câmara Legislativa realizará, na próxima quarta-feira (24), às 10h, uma sessão solene.
De iniciativa do deputado Claudio Abrantes (Rede), o evento vai reverenciar um dos principais blocos da cidade, que preserva até hoje a tradição, a família e a cultura nordestina em Brasília.
“O Galinho já faz parte da história do Distrito Federal. Um bloco familiar que só tem crescido, sem deixar a tradição de lado”, comentou o parlamentar.
História
O Grêmio Recreativo da Expressão Nordestina de Brasília – Galinho – nasceu em 1992, em um desfile para os amigos pernambucanos, em alusão ao Galo da Madrugada de Recife.
Foram produzidas 120 camisetas e eles saíram na entrequadra 203/204 Sul. O que sobrou da vaquinha feita para contratar um carro de sol, eles compraram algumas cervejas.
“Foi um sucesso e, desde então, não paramos mais”, lembra Romildo Jr, um dos criadores do bloco.
Mas com o crescimento do bloco – que este ano reuniu cerca de 100 mil pessoas no sábado e segunda de Carnaval – e a crise econômica que afastou o patrocínio do governo, o bloco passou por dificuldades e quase não saiu este ano. Uma vaquinha na internet ajudou a reunir recursos.
Para colocar no bloco na rua, além dos carros e equipamentos de som, são necessários orquestras, passistas, alimentação e segurança dos integrantes. O Governo do Distrito Federal ofereceu a infraestrutura de banheiros e algumas tendas.
Troféu
No ano que completa 25 anos de festa, o Galinho também foi eleito o melhor bloco do Carnaval de Brasília em 2016. Uma enquete do Correio Braziliense rendeu ao grupo o “I Troféu Correio Braziliense – Bloco Campeão do Carnaval 2016”.
Deixe um comentário