Na próxima quinta-feira (25), às 10h, no auditório da Câmara Legislativa, o Bloco Sustentabilidade e Trabalho (PDT/Rede/PV) – formado pelos deputados Chico Leite, Claudio Abrantes, Joe Valle, Israel Batista e Reginaldo Veras – realizará audiência pública para debater a coleta seletiva no Distrito Federal.
No dia 8 de novembro, o Bloco realizou visitas de fiscalização em duas áreas de transbordo do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).
A primeira visita aconteceu em Sobradinho. Na ocasião, os catadores criticaram a redução dos resíduos que tem chegado nas áreas de transbordo. Também alegaram que poucos catadores conseguem catar 10 garrafas pets por dia, mas não explicaram o motivo da repentina escassez dos resíduos.
Devido à escassez de material, os catadores afirmaram que têm recebido em média R$ 300,00 por mês pelo trabalho realizado.
No segundo local visitado, localizado no Plano Piloto, os relatos são os mesmos. Também foi constatada a mistura do lixo seco e do molhado vindo dos caminhões de coleta. Durante a visita, foram flagrados materiais hospitalares e orgânicos misturados no caminhão, que deveria receber apenas os secos.
É preciso discutir a coleta seletiva que queremos para o DF e a audiência pública é um excelente espaço para debater o tema.
Além da coleta seletiva, a audiência pública também deverá apresentar os resultados da fiscalização realizada pelo Bloco e discutir as demandas apresentadas pelos catadores.
Foram convidados para compor a mesa: o promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Roberto Carlos Batista, a promotora da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Luciana Bertini, o secretário de Meio Ambiente, André Lima, o presidente da Adasa, Paulo Sérgio Salles, a presidente do Ibram, Jane Vilas Boas, a presidente do SLU, Heliana Kátia Campos e a representante do Movimento Nacional dos Catadores, Aline Sousa.
Deixe um comentário