Há sete anos em Brasília, o oncologista do Hospital Sírio Libanês, Dr. Gustavo dos Santos Fernandes, tão querido por seus pacientes, familiares e amigos, foi homenageado nesta sexta-feira (25) pela Câmara Legislativa ao receber o Título de Cidadão Honorário de Brasília.
Na cerimônia, prestigiada por dezenas de pessoas, o deputado Claudio Abrantes (Rede), autor do projeto que outorgou o título, elogiou a trajetória do médico.
“Nós cumprimos nossa obrigação legal, mas é a Câmara que se sente homenageada hoje por reconhecer um talento, um homem exemplo de integridade e dedicação”, disse.
Exemplo
Os discursos de homenagem lembraram o exemplo que o médico dá para a cidade, seja por sua “personalidade, competência e carinho com os pacientes”, como lembrou a diretora do Sindmédico-DF, Dra. Adriana Graziano, ou por sua “excelência, seriedade, dedicação e simplicidade”, como ressaltou a presidente do Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF), Martha Helena Borges.
“Eu me vejo como um homem de muita sorte de conhecer, conviver e construir junto com o Dr. Gustavo uma história, porque ele é, sem dúvida, um grande exemplo de ética, retidão e dedicação para todos nós”, pontuou o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e representante do Hospital Sírio Libanês, Dr. Cláudio Ferrari.
Para o presidente da Associação Médica de Brasília (AMBR), Dr. Luciano Carvalho, a materialidade da cidadania entregue ao homenageado era um compromisso que ele fazia diariamente, com pacientes que tinham histórias tão difíceis.
Emoção
Os pacientes que convivem de perto com Dr. Gustavo também o homenagearam na solenidade. Representando todos eles, Matilde Rosa de Freitas, paciente desde 2011, levou flores ao médico e agradeceu pela amizade e sabedoria, em um momento de muita emoção na sessão solene.
“Dr. Gustavo é para todos nós muito mais que médico. É uma criatura inspirada, iluminada, que nos enche de esperança e carinho. Nos honra ter o senhor na nossa família brasiliense. Que Deus dê ao senhor muita sabedoria para continuar nos ajudando”, falou.
Já cidadão honorário de Brasília e muito emocionado, Dr. Gustavo agradeceu a presença de todos, a homenagem e disse que não esperava um reconhecimento tão rápido na capital federal.
“Eu me sinto acolhido. Deus, minha família e minha profissão são meus pilares e gostaria de agradecer a todos por me deixar fazer o que mais gosto com tanta confiança. Em Brasília tive meus dois filhos e conheci muitas pessoas que hoje moram no meu coração. Obrigado”.
Fotos: Gerdan Wesley
Deixe um comentário