A Estação Ecológica de Águas Emendadas abriu as portas nesta quarta-feira (8) para receber representantes de diversos setores em comemoração aos seus 50 anos. De iniciativa dos deputados Claudio Abrantes (PDT) e Wasny de Roure (PT), a sessão solene lembrou a importância do espaço de preservação para o Distrito Federal.
“Quando éramos crianças, aqui em Planaltina, o professor ensinava sobre o que existia em Águas Emendadas e nós imaginávamos. Hoje, conhecemos cada vez mais, de perto, da maneira correta, o que é esse verdadeiro santuário que temos”, ressaltou Claudio Abrantes.
O distrital falou sobre a dedicação de diversos atores diferentes do setor produtivo, da Educação e Cultura, em projetos para preservar a estação. “Planaltina tem muita sorte de ser a guardiã deste tesouro e queremos continuar lutando para que ele seja preservado”.
A Estação
Águas Emendadas é uma das mais importantes reservas naturais do Distrito Federal, onde ocorre o fenômeno único da união de duas grandes bacias da América Latina, a Tocantins/Araguaia e a Platina, em uma Vereda de 6 km de extensão.
Sua área de Cerrado, praticamente intacta, abriga fauna ameaçada de extinção, como a anta, a suçuarana, o tamanduá, o lobo-guará, entre outros, sendo de grande importância para a realização de pesquisas científicas.
Por se tratar de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, as visitas são restritas e apenas ocorrem de forma guiada. No passeio, os visitantes conhecem a beleza e importância do Cerrado e a conservação das águas.
Território
Mais do que uma paisagem às margens da BR-020, a Estação Ecológica é um fenômeno cultural. Faz parte da história de desbravamento do interior do Brasil a partir dos rios e nascentes.
“Cuidar de um patrimônio desse é uma tarefa árdua, mas gratificante. E a defesa do meio ambiente é uma questão de atitude, de proposta para nós”, ressaltou Wasny de Roure.
Durante a solenidade, pessoas que contribuíram para a história de preservação e defesa de Águas Emendadas receberam moções de louvor.
Fotos: Rogaciano
Deixe um comentário